Gosto

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Liberdade


Imagem GI


Liberdade, em filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano. De maneira positiva, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional. Isto é, ela qualifica e constitui a condição dos comportamentos humanos voluntários.
 inWikipédia

A Liberdade deve ser encarada como princípio fundamental da condição humana, e tal como vemos atrás qualifica a independência dos homens, devendo traduzir-se em autonomia do sujeito racional.

Ninguém é livre se estiver privado dos seus direitos elementares de decidir sobre a sua vida, se não lhe forem proporcionados meios de subsistência digna, se for obrigado a pactuar com políticas que não professa, com as quais está em completo desacordo.

Não somos livres quando somos obrigados a pagar impostos sabendo que a sua gestão será arbitrária, desajustada dos mais elementares princípios de igualdade  e solidariedade, que estes dinheiros públicos acabarão por ser consumidos por uma pesada máquina administrativa e burocrática do Estado e, por parceiras público-privadas (PPP's) autênticos sorvedouros e muitas vezes vistas como "capelinhas".

Pior do que tudo isto só mesmo assistir a negócios ruinosos com os Bancos (BPN) de uma forma descarada, e inexplicável, que leva ao esbanjamento e a acrescidos sacrifícios por parte do contribuinte já em situação de grande " agonia"

A Banca, parceiro privilegiado em toda esta "crise" vai, uma vez mais receber o apoio do estado para atender às necessidades de recapitalização...

Enquanto isso as empresas, que realmente produzem, com boas carteiras de encomendas e que muitas vezes poderiam contribuir para o aumento das exportações e criação de emprego, agonizam com falta de liquidez, com problemas de financiamento e muitas acabarão por "fechar portas" atirando uns milhares mais para o desemprego;

O Estado é péssimo pagador, não paga as suas contas e asfixia a economia;

O Estado atrasa o devolução do IVA às empresas complicando-lhes ainda mais a vida...

Não somos livres porque não somos autónomos nem independentes;


Não somos livres se não temos possibilidade de romper um contrato de cidadania com um Estado incompetente, má gestor e divorciado da realidade social.

   

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é importante, a sua opinião interessa-nos!!!