Gosto

terça-feira, 22 de maio de 2012

A Água e o Saber

Imagem google


Abrir a torneira é hoje um gesto automático, dela jorrando o precioso liquido que nos é fornecido sem que pensemos no percurso desde a sua captação, tratamento e todo o processo de distribuição.
Noutros tempos procurávamos escolher as melhores fontes, o vasilhame mais adequado ao transporte e armazenagem, em suma prestávamos mais atenção à qualidade de um bem essencial.

Precisamente o mesmo acontece com o saber - conhecimento - que nos chega hoje de forma standarizada, pelas televisões, jornais e revistas, distribuído pelas mesmas agências de notícias, e quase sempre filtrado e depurado de forma a acautelar interesses.

Tal como acontecia com a água recolhida nas fontes de antigamente, que requeria alguns cuidados relativamente à sua qualidade e pureza, temos hoje outras fontes de informação igualmente genuínas mas que requerem esses tais cuidados adicionais, refiro-me à internet, onde brota informação que pode ser incomparavelmente mais genuína e isenta, desde que cuidadosamente triada e cruzada.

O que não me parece aceitável é que esses canais tradicionais, rádio, televisão e jornais nos soneguem informação, e por outro lado tentem construir uma opinião pública que aproveite e sirva aos lobbies que representam. 
É um pouco como beber água da rede pública, impregnada de calcário, desinfetantes etc. a preços injustificáveis.

Procuremos pois beber água o mais "natural e pura" possível;
E, tentemos obter o máximo de informação disponível, analizemo-la e façamos essa tal triagem de forma a construir de forma livre e autónoma a nossa própria opinião.



Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é importante, a sua opinião interessa-nos!!!