Gosto

sábado, 3 de abril de 2010

Motivação

Ilustração: Google Images     



Motivação é o segredo do sucesso das mais variadas equipas, quer de trabalho, quer de qualquer outra actividade colectiva, da mesma forma que funciona como fonte de energia para as nossas conquistas individuais.

A motivação de equipas de trabalho exige da parte dos superiores um empenhamento constante em proporcionar adequadas condições e ferramentas de trabalho, e o acompanhamento dos resultados alcançados por forma a poder, em tempo oportuno, corrigir os desvios detectados, ou, igualmente importante, premiar os sucessos alcançados.
Com este propósito, as empresas devem integrar nos seus quadros gestores com formação adequada, que tracem as orientações mestras a ser seguidas pelos quadros intermédios, uma vez que estes, com maior experiência no terreno, de onde, quase sempre, são originários, acumulam muitas vezes "vícios" de percurso que os impedem de constituir um modelo de incentivo para os seus subordinados.

Em tempos de crise acentuada, os índices de produtividade dependem, em grande parte, da motivação que se consiga instalar no grupo de trabalho; A preocupação de preservar o seu posto de trabalho tanto pode impulsionar positivamente um trabalhador motivado, como tornar ainda menos eficiente um operário desmotivado e descrente nas suas capacidades, e, nas possibilidades de êxito do grupo.

A nível individual, a motivação para determinado objectivo, depende da persistência e da perseverança que empregarmos na prossecução das tarefas que nos farão lograr alcança-lo, e da nossa capacidade de antever os benefícios e a satisfação pessoal ou profissional que representam  cada "troféu" conseguido, ou cada meta alcançada.
A melhor forma de o conseguirmos é sem dúvida rodear-nos de gente com os mesmos "sonhos" com idênticos objectivos profissionais, com quem possamos partilhar conhecimentos, experiências, apreensões e dúvidas e, sobretudo, que nos mantenham no trilho que traçamos.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é importante, a sua opinião interessa-nos!!!