Gosto

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Trabalho Temporário

Ilustração: Google  

O crescente aumento do desemprego, resultado do encerramento de muitas empresas, e, da reestruturação a que todas estão sujeitas, e, que quase inevitavelmente resulta em despedimentos, umas vezes por redução da actividade, outras por mera necessidade de redução dos custos de produção, implicando um esforço acrescido para os que mantêm o seu posto de trabalho, tem dado origem à expansão no nosso País do negócio do trabalho temporário.

Quase sempre aliado a esta modalidade estão contratos de trabalho com cláusulas pouco claras, abusivas mesmo nalguns casos, e ilegais, por isso recomendo a leitura de Legislação Trabalho Temporário.

Preocupante, ainda, a proliferação de empresas que não tendo estatuto de ETT, cedem os seus empregados a empresas que por sua vez os sub-alugam a terceiros, tudo à margem da lei; digo preocupante porque estas empresas não respeitam os pressupostos necessários nomeadamente a existência de pessoal qualificado, com formação no recrutamento e  acompanhamento dos  profissionais. 

Outra situação que nem sempre é muito clara, relativamente ao trabalho temporário é a existência de fluxos anormais de trabalho, cuja interpretação é dúbia e passível de manipulação de acordo com os interesses do empregador ou do promotor do trabalho. Uma obra nova, assim como uma ampliação ou grande manutenção nunca poderiam ser enquadráveis neste conceito, e a realidade é bem distinta.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, Narsas, está muito bem elaborado. Eu não percebo nada de Economia, apenas o indispensável para gerir o ordenado, mas acho interessantes estes artigos que você coloca.

    ResponderEliminar
  2. Bem-haja Felipa!
    Tento tratar assuntos de interesse geral, e com os quais me preocupo, ou, com os quais sinto que as pessoas que me rodeiam se preocupam e identificam. A ideia é promover o debate de ideias, e despertar o interesse dos leitores.

    ResponderEliminar

O seu comentário é importante, a sua opinião interessa-nos!!!