Gosto

sexta-feira, 19 de março de 2010

Competitividade e Qualidade

Competitividade é a capacidade das Empresas produzirem a custos moderados os seu produtos ou serviços, por forma a poderem disponibiliza-los no mercado a preços iguais ou inferiores aos da concorrência.

Para o conseguirem, tiveram necessidade de modernizar-se, ao nível dos equipamentos dos processos de fabrico e da formação do seu pessoal; evidentemente que aqueles cuja capacidade de gestão não lhes permitiu enxergar esta nova realidade, acabaram por ficar pelo caminho.

Muita desta competitividade, acaba, por vezes, por ser conseguida, ou pelo menos tentada, à custa de uma cada vez maior exigência quanto aos níveis de produção,(leia-se quantidade) sem ser acompanhada das tais reformas estruturais. Trata-se de através da redução de pessoal, conseguir custos de produção inferiores, sobrecarregando os que ficaram e, receiam ver perigar os seus postos de trabalho.

A qualidade é outra realidade dos tempos modernos que é, e será cada vez mais exigência e condição imprescindível para o sucesso. No entanto, todos sabemos como, apesar das certificações (que representam um passo importante) nos resta ainda um longo caminho a percorrer.

A este propósito gostaria de partilhar convosco a opinião de que da mesma forma que para ser director técnico de uma farmácia, me parece bem que seja exigida formação académica adequada, para chefe de cozinha ou director de um hotel deveria acontecer exactamente o mesmo, bem assim como em qualquer outro ramo que exija conhecimentos técnicos, sobretudo nos que interferem de alguma forma na produção, manuseamento e transformação de bens alimentares.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é importante, a sua opinião interessa-nos!!!