Gosto

quinta-feira, 11 de março de 2010

Segurança no Trabalho

Vimos trabalhar para ganhar a vida e não para perdê-la!
Esta é uma máxima que faz todo sentido quando se fala de segurança no trabalho.

Youtube "Acidente Trabalho"

Este vídeo retrata de uma forma caricatural situações de risco com que podemos deparar-nos e cujos resultados trágicos devem servir de alerta.

A Tónica das reuniões de segurança vem insistindo cada vez mais na prevenção e na irradiação dos factores de risco de cada tarefa específica, com o o objectivo claro de reduzir o número de acidentes aos derivados de situações imprevisíveis e imponderáveis.

Os Planos de Prevenção, que enumeram as actividades desenvolvidas em cada trabalho, ou tarefa, e os riscos envolvidos, para cada uma das partes, e para o grupo de trabalho envolvido, servem hoje de base de trabalho para os Técnicos de Prevenção das Empresas, não dispensando contudo um plano de análise de condições de trabalho e respectivos riscos feito diariamente e sempre que haja alterações relevantes.

A propósito deixo-vos dois relatos de acidentes graves e respectivas actuações:
Em 2000 numa Plataforma  da Statoil, em fase final da construção, Em Stavanger na Noruega, deflagra um incêndio durante a noite, numa das " boias" da dita plataforma; A origem do incêndio teve causas eléctricas. 
O Engenheiro responsável da Empresa de Electricidade foi imediatamente chamado ao local donde só já saiu num carro policial e, sob detenção (até conclusão do inquérito).

Em 2010  (hoje mesmo) numa unidade industrial em Mulhouse-França um trabalhador sofre uma queda de mais de 7 metros de altura, ao cair de uma passerelle, cuja grelha havia sido inadvertidamente deixada sem  a fixação normal. Não assisti a nenhuma acção especial, para além do normal inquérito das autoridades policiais in locco.
Este trabalhador, ao cair bateu com o braço e em seguida com a cabeça, entrando imediatamente em "coma"

 


Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é importante, a sua opinião interessa-nos!!!